Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

terça-feira, 22 de julho de 2014

Confira como foi a 7ª Festa Regional do Licuri em Barra Nova de Várzea do Poço

Milhares de pessoas compareceram para prestigiar a Festa Regional do Licuri, em sua 7ª Edição, que aconteceu nos dias 18 a 20 de julho, no povoado de Barra Nova, no município de Várzea do Poço, sob a organização da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Chapada-COOPES, tendo como coordenadores o professor Aurélio e Josenaide, presidente da entidade. O evento surpreendeu a todos, pois não se imaginava a dimensão daquela festa que recebeu elogios de muitos moradores e visitantes, pela organização e movimentação do povoado durante todos esses dias. Conversamos com alguns moradores da comunidade onde um deles afirmou "nunca foi realizado um evento tão bom em Barra Nova! Estávamos precisando de uma festa como essa que movimentasse a economia do nosso povoado e tirasse a impressão de que aqui é um lugar violento".
Na festa, que começou na noite de sábado com apresentação das Fanfaras das ONGs COMUCHE e os DESBRAVADORES DO PIEMONTE DA CHAPADA, e, em seguida, a tradicional quadrilha contextualizada sob a coordenação do Professor Antônio Bispo. No palco a festa foi animada por Brankinho, o “Pancadão da Bahia” e os Beneditos do Forró, que deram um show de alegria. O evento do sábado terminou em paz, sem nenhum registro de ocorrência policial.
No domingo, 20,  a festa continuou com as mais divertidas apresentações e disputas que envolveram crianças, jovens, adultos e idosos. Houve celebração de uma missa campal e logo em seguida apresentação das fanfaras das cidades de Várzea da Roça e de Capim Grosso-Distrito de Peixe-, e no palco a garotada da ONG COMUCHE tocou músicas da Cultura Nordestina.
 No decorrer das festividades, aconteceu o plantio de um pé de licuri no centro do jardim da Praça Valter Andrade com a participação do prefeito, Paulo José e da secretária da Educação, Paula Luciana, onde foi convidada entre os presentes, uma criança ali representada por Alexandre Oliveira e um dos moradores mais velho da comunidade, "Zé de Nena", para fazerem o plantio de um exemplar da planta, ao som de flautas de uma Filarmônica de Capim Grosso. Daí a festa deu continuidade com a “Dança do Licuri”, Concurso de Comidas típicas com produtos do licuri, concurso do “Traçado de Ariri”-outra planta da família das palmeiras-, gincana da quebra do licuri, almoço com gosto de licuri, voz e violão com artistas da terra, desfile da Rainha e do Rei do Licuri, concurso de forró e apresentação de sambadores de Várzea do Poço e do Povoado do Alto Alegre de Mairi, com premiações dos três melhores participantes em cada categoria. Durante o evento foram comercializados vários produtos e artesanatos de origem da planta, assim como comidas típicas e de outros produzidos na Bahia.
A festividade cultural, que contou com a presença do Prefeito Paulo José e do Vice Val, da Deputada Estadual, Neusa Cadore, prefeitos Gildo Mota de Serrolândia, Dida, de Várzea da Roça, além dos vereadores de Várzea do Poço: Carneiro Magro, Jackson, Nelton, Vado Aleandro, Mineiro e Analiete, e de secretários do município. No encerramento do evento já ficou agendado e anunciado que em 2015, a “Festa do Licuri”-8ª Edição, ocorrerá no município de Caldeirão Grande. As festividades, valorizando a cultura e resgate da planta, uma das culturas da região quase em extinção, contou com o apoio e presenças de prepostos da Universidade do São Francisco-Univasf, Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia-Uesb, Instituto Federal da Bahia–Ifba- União de Cooperativas de Agricultura Familiar-Unicafes-Ba e da TV.Caatinga que registrou todo o ocorrido que, certamente, ficará assinalado como o maior evento já realizado no Povoado de Barra Nova.

Redação: VPN
Fotos: Henrique Barbosa/ Michael/ Junior Brasilia


FOTOS DA NOITE DE SÁBADO







































FOTOS DE DOMINGO


































































































































































0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.